Tóquio aplaudiu "luz verde" para negociar tratado
"Gostaríamos de aproveitar a oportunidade deste pacto para aprofundar as relações económicas do Japão com o mercado da União Europeia e promover o crescimento económico do Japão", afirmou Yukio Edano em declarações à agência Kyodo.
Por sua vez, Akio Toyoda, presidente da multinacional Toyota Motor e da Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis, também difundiu um comunicado em que aplaudiu a decisão de Bruxelas.
"O acordo vai impulsionar o comércio, o investimento e a cooperação industrial entre o Japão e a Europa e conduzirá a um maior desenvolvimento da industria automóvel por ambas as partes", explicou.
Os ministros do Comércio dos 27 países membros da União Europeia deram quinta-feira em Bruxelas o aval à Comissão Europeia para que inicie conversações com o Japão de forma a alcançar um acordo de comércio livre.
Em 2011, e segundo dados do Governo japonês, o Japão e os 27 países da União Europeia trocaram produtos com um valor de cerca de 130.671 milhões de euros.
O Japão exportou bens com um valor de 70.934 milhões de euros e importou produtos no valor de 59.735 milhões de euros dos países da União Europeia.
O volume de trocas comerciais caiu, em 2011, 32,7 % face a 2010, devido principalmente à crise da dívida na Europa.